[Resenha] Como Viver Eternamente

Autora: Sally Nicholls
Páginas: 230
Editora: Geração
Nota: 

Sam foi diagnosticado com leucemia quando tinha 6 anos e desde então a doença tende a acompanhá-lo. Ele teria todos os motivos do mundo para ser uma criança triste e reclamar da vida, mas ao contrário disso ele é sonhador, gosta de colecionar histórias e fatos, se divertir com seu amigo Felix e descobrir coisas novas.

É um menino bastante curioso, mas se sente frustrado com a falta de respostas para suas perguntas, principalmente as que são relacionadas a morte. Ele decide então escrever um livro sobre ele, sobre sua doença, medos, alegrias, ideias e nos faz conhecê-lo melhor e viver suas aventuras.

E que aventuras! Eu achei que seria um livro triste, mas me divertir bastante com as travessuras do Felix e Sam que antes de qualquer coisa são apenas dois garotos comuns.

Posso dizer que esse livro me ensinou muita coisa, mas o principal foi a não desistir dos meus sonhos. Se você quer é algo então faça, não espere e não sinta medo, como pode conseguir algo sem ao menos tentar?

Também é lindo o amor familiar que a autora explora no livro, o pai e a mãe do Sam tem comportamentos diferentes um do outro, cada um lidar com a situação da sua maneira e o livro nos faz entender o porquê e nos mostra que às vezes, não é porque não demonstramos que não sentimos.

Acho importante comentar que apesar da história ser comovente não é apelativo e eu realmente dei valor a isso, não gosto de livro forçado que quase nos obriga a chorar. 

É uma leitura rápida, os capítulos são curtinhos e possuem ilustrações e listinhas feitas pelo Sam, o que se torna parecido a um diário e faz a gente se sentir ainda mais próximo a ele.

Indico bastante! Todo mundo deveria ler esse livro e não ficarei sossegada até fazer alguém lê-lo! Nem que para isso eu precise emprestar o meu (vejam quão grave é a situação).

Espero que tenham gostado. :)

10 comentários:

  1. Eu li esse livro já faz um bom tempo, em outra edição. Eu adoro ele, justamente, porque como você disse, ele não é um livro triste propriamente, ele consegue ser feliz na tristeza, a gente se diverte e chora ao mesmo tempo junto com Sam. Um dos meus livros favoritos.
    Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Fiquei muito apegada ao livro, foi uma leitura muito boa de se fazer.
      Bjs!

      Excluir
  2. Olha eu comprei esse livro na saraiva e fiquei bastante decepcionada porque me mandaram com a capa antiga. Queria muito que tivesse sido com a nova, mas enfim...acho que o importante mesmo é o conteúdo né? Mas eu ainda não tive chance de ler e pretendo ler logo para poder postar em meu blog, porque deve ser uma leitura bastante gostosa e proveitosa com as liçòes de vida que o garotinho nos dá. Quero muito ler. Adorei a sua resenha e fiquei ainda mais curiosa ainda para saber sobre a história =] Parabens !!

    Olha já estou seguindo o seu blog e suas redes sociais, poderia me retribuir?
    beijinhos linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro muito mais a capa nova que a antiga mas o livro é muito maravilhoso e isso acaba nem importando!
      Ahh tente ler! Espero que você goste tanto quanto eu gostei! :)
      Irei olhar seu blog!
      Bjs

      Excluir
  3. Que mensagem fofa que esse livro passa! Fiquei curiosa para lê-lo :)

    Ah Kami, indicamos você para uma TAG. Vem no blog ver e se der participa, vamos adorar descobrir o seu livro!
    http://naestantedabiblioteca.blogspot.com.br/2014/05/tag-qual-e-o-livro.html

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fofa, recomendo bastante!
      Ahhh, obrigada! Acabei de ver, vou participar! :)
      Bjs!

      Excluir
  4. Dá pra perceber que depois de A Culpa é Das Estrelas, vários livros com esse tema estão sendo lançados... Li ACEDE e Extraordinário que possuem esse tema, mais ou menos, e gostei bastante dos dois e, ao ler a sua resenha, me interessei por Como Viver Eternamente também, ainda mais por conter ilustrações! Já está nos meus desejados! :-)

    E o novo design do blog ficou muito bonito, parabéns!

    Abraços,
    Lucas Fagundes
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou de Extraordinário irá gostar de "Como viver eternamente",achei bem parecido, até a formatação do livro com capítulos curtos etc, e o Sam me lembrou um pouco o August, é muito bom!
      Obrigada, Lucas!
      Bjs!

      Excluir
  5. Oi, Kamila!

    O livro parece ser fantástico! Adoro livros com capítulos curtos e divertidos!
    E você realmente gostou!
    Lendo o cometário acima, se for parecido mesmo com Extraordinário, realmente o livro é muito bom!

    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor!
      Também gosto bastante de livros com capítulos curtos, acho que deixa a leitura mais leve!
      É mesmo muito bom, um livro que merece ser lido. :)
      Bjs!

      Excluir