[Resenha] Aprendendo em Seis

Autora: Marcela Campbell
Páginas: 417
Editora: Schoba
Nota:  

Quando somos pequenos e nossos pais nos matriculam em um colégio parte da nossa vida é decidida naquele momento. Aquele será o lugar onde vamos passar grande parte do nosso tempo, onde iremos fazer amizades e depois iremos nos decepcionar com elas, pessoas diferentes da gente irão cruzar o nosso caminho e muitas vezes não vamos saber lidar bem com isso. 

Aprendendo em Seis aborda esses tópicos ao retratar a vida de 6 jovens, que possuem personalidades completamente diferentes, e que são obrigados a conviver juntos por um período de seis semanas na detenção. Ocorrem vários conflitos entre eles no começo, mas ao decorrer do tempo algo próximo de uma amizade vai aparecendo. Cada um ali tem a sua própria história e os seus próprios segredos, no mundo da detenção eles deixam os esteriótipos de lado e se mostram de verdade.

"Era como se quando estávamos juntos o mundo lá fora desaparecesse e ali fosse só a gente, no mundo da detenção."

O que eu mais gostei nesse livro foi o fato de que 6 personagens são uma especie de espelho de toda a "hierarquia" que existe no ensino médio. Os populares no topo e os esquisitões na base. Consequentemente acabamos nos identificando com algum deles e vendo nossos colegas nos outros.

São várias situações mostrada no enredo e todas elas são reais. O bullying, os rótulos que damos aos outros, os padrões impossíveis de beleza que nossa sociedade estabelece, o preconceito, a perda de alguém querido, a automutilação, entre outros.

Eu particularmente me identifiquei mais com a Sadie, foi a personagem que mais compreendi. Sei como é difícil vim de um lugar onde as pessoas te julgam e depois ser novata em outro e a situação permanecer a mesma por um tempo. Ela definitivamente entrou para a lista das minhas protagonistas preferidas. 

Existe romance na leitura, mas não classificaria gênero do livro assim. É algo mais secundário porém super divertido. Dei várias gargalhadas com os casais que se formaram e achei super fofo.

Assim que comecei a leitura o que me deixou animada foi perceber que cada capítulo começava com um trecho de música que fazia relação com algo que iria acontecer ou com o próprio personagem, amo livro que tem sua trilha sonora! Aliás, temos acesso ao ponto de vista dos seis, eu tive medo de ficar um pouco perdida no começo mas isso não aconteceu, é tudo muito claro.

Gostaria de falar da capa do livro também, a parti dela temos a nossa primeira impressão dos personagens. Nos capítulos iniciais de cada um deles eu lia e ia para a capa identifica-los e gostei disso, foi uma forma bem nítida de mostrar as diferenças deles. Nela cada um está caracterizado pela forma que mais chama atenção dos outros.

Ao todo são mais de 400 páginas, mas a leitura é rápida, qualquer tempinho que tinha eu pegava para ler e quando via já tinha devorado vários capítulos. Eu gostei muito e por isso dei 5 estrelas, indico para todo mundo porque é realmente impossível não se identificar com nenhum dos seis.

"Porque em cada segundo víamos o lado bom. Víamos a esperança. A felicidade. Nesse incrível grupo de perfeitos imperfeitos."

8 comentários:

  1. Se minha amiga com refinado gosto literário redigiu tão belas palavras sobre essa obra, acredito que a leitura realmente valha a pena. Procurarei o título na livraria mais próxima, desde já ansiosa para saborear a história e devorar cada capítulo. Obrigada pela dica, Kams.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, confie em mim porque vale muito a pena mesmo! Haha.
      De nada, yancs.

      Excluir
  2. Eu, como amante de livros que não fogem da realidade fiquei super interessado nesse livro, adoro essa temática, fora a curiosidade que eu to de como eles foram parar na detenção né? entrando na wishlist já! Aonde posso achar esse livro genteee?
    Essa resenha está maravilhosa kamsssss, parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto! Ahh, mas isso você irá descobrir quando estiver lendo! Vá procura-lo na livraria, moço hahaha!
      Obrigada, edu!!

      Excluir
  3. Resenha inspiradora. Cada palavra que li apenas me deixou ansiosa para adquirir o mais rápido possível esse livro. Obrigado pela indicação Kamila, e continue com esse trabalho maravilhoso. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!! O livro é maravilhoso mesmo.
      Bjs!

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar deste livro, e me lembrou um pouco um filme dos anos 80, chamado Clube dos Cinco. Adorei sua resenha e me interessei muito pelo livro, vou procurara mais sobre ele e acrescentar à minha lista.
    Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu li a sinopse eu me lembrei também dele por causa da parte da detenção e tal, mas é bem diferente.
      Faça isso mesmo! E obrigada, fico feliz que tenha gostado. :))
      Bjs!

      Excluir