[Resenha] Quem é você, Alasca?

Autor: John Green
Páginas: 229
Editora: WMF Martins Fontes
Nota: 4/5

"Como sairei desse labirinto?"

Miles Halter tem uma característica marcante, ele gosta de colecionar últimas palavras. As últimas coisas que as pessoas falaram antes de morrer. E por isso ele sabe que as últimas palavras do poeta François Rabelais   foram: "Saio em busca de um Grande Talvez" e essa frase o motiva a fazer o mesmo, procurar o seu Grande Talvez, com o diferencial de não precisar estar prestes a morrer para fazer isso.

"Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados 

Ele muda de escola e isso causa uma enorme reviravolta em sua vida. O nome dessa reviravolta é Alasca. Alasca é uma garota totalmente impulsiva, inteligente e principalmente complicada de entender que fará ele conhecer o labirinto da vida mudando sua forma de pensar.

''Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

Seria um livro bobo se fosse só ate ai, mas algo totalmente inesperado acontece (sabe quando você acha que o autor do livro endoidou:?). O livro é separado em duas partes, o "antes" e o "depois" do ocorrido. Os personagens são bem construídos e você vai conhecendo a verdade sobre ele aos pouco. Cada um tem algo no passado que nos ajuda a conhece-los de verdade e responder alguns dos porquês do livro. 

"se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão."

Depois de ler "A Culpa é das Estrelas" eu fiquei louca pela escrita do John Green e a vontade de ler seus outros livros foi imensa e cheia de expectativa. Não me decepcionei mas também não entrou na lista dos meus livros preferidos. John Green é um mestre, sua forma de escrever é impecável, sendo divertido e profundo ao mesmo tempo. Super recomendo!

"[...] tínhamos que perdoar para sair do labirinto."

14 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro! Depois de A Culpa é Das Estrelas eu também tive vontade de ler outros livros do John Green!
    Porém eu li primeiro O Teorema Katherine..
    beijos

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia!
      Eu estou querendo ler O Teorema Katherine, você gostou?
      Beijos.

      Excluir
    2. Gostei bastante! Tem resenha dele lá no blog >>
      naylanaomi.blogspot.com

      Excluir
    3. Oi! Eu falei que queria ler e acabei lendo! Hahaha. Gostei da sua resenha, comentei lá! (:

      Excluir
  2. Estou lendo e estou adorando! John Green escreve muito bem, e seus livros são bons pq são diferentes, bastante diferentes de tudo que se lança hoje em dia. Não há nada sobrenatural, e isso traz uma proximidade ao leitor do tipo "poxa isso pode acontecer comigo". Gosto de como ele narra, e de como os fatos vão acontecendo. Li A Culpa é das Estrelas e me apaixonei por Green. Em breve lerei O Teorema de Khaterine. Parabéns pela resenha, ficou ótima! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me sinto assim com o John Green! Acho ele um gênio, amo sua escrita! Eu estou lendo agora O Teorema Katherine <3
      Muito obrigada! Fico bastante feliz por você ter gostado!
      Beijos. :)

      Excluir
  3. Kamila, confesso que ando muito sem paciência com o John Green. Primeiro que li A Culpa é das Estrelas ano passado e não gostei. Achei foçado demais e a história é muito cricricri pro meu gosto e fora que agora virou "modinha" todo mundo gostar do John. E fora que as histórias dele é sempre um nerd infeliz que do nada vira popular e cheio de vida e tal. Um pouco clichê pro meu gosto tbm. Mas, vou dar uma chance para ele pois quero ler Will & Will ou Will Grayson, Will Grayson *-*

    Amei seu blog e já está nos favoritos,
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu me apaixonei pelo A Culpa é das Estrelas, não achei nada parecido com aqueles livros de pessoa com câncer e nem clichê por causa da escrita dele. Mas entendo você, ainda não li Will Grayson, Will Grayson, mas escuto falar muito bem! E eu adorei o que vi da história, mas acho que só vou ler quando lançar aqui em português.
      Espero que você goste! Depois quando ler faz uma resenha e me fala :)
      Awwn, muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  4. Estou lendo e amando! <3
    John me encantando cada vez mais.
    Eu leio até a lista de supermercado dele. rs
    Muito bom o teu blog.
    Retribuindo a visita e já seguindo!
    Beijocas.

    www.lendocomcapitu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, né?
      Também leria ate a lista de supermercado dele rsrs
      Awn, obrigada!!
      Beijos

      Excluir
  5. Oii, Adorei essa resenha. Eu sempre fico pensando se todos os livros do John Green, são tão bons quanto A Culpa é das Estrelas. Tenho vontade de ler esse,e vou ler, um dia. haha Mas, ainda acho que a culpa é das estrelas é o livro "top" do John. Parabéns pela postagem. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada, Stephany!
      Eu adoro o John Green e todos os livros dele que eu li adorei! Mas confesso que o que mais gosto é A Culpa é das Estrelas, haha.
      Acho que você deveria ler o outros!
      Obrigada de novo, haha.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Kamilla!
    O livro é ótimo, apesar da "surpresa". John Green é realmente um ótimo escritor, gosto da forma de como ele desenvolve suas histórias.
    Parabéns pela resenha. Beijos.

    livroseoutrasalegrias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayse!
      John Green é um excelente escritor, é um dos meus preferidos! Hahaha.
      Obrigadaa!
      Beijos.

      Excluir