[Resenha] Cidade das Cinzas


Título original: City of Ashes
Autora: Cassandra Clare
Ano: 2008
Páginas: 404
Editora: Record
Classificação:
Sinopse: (Antes de mais nada, saiba que essa resenha contém alguns spoilers do primeiro livro)
"Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações. "

Depois daquele final torturante foi impossível não ler Cidade das Cinzas. Cassandra só faltou escrever no final: "ou você compra o próximo livro ou eu vou te torturar pelo resto da sua vida com essa revelação que só fez trazer dúvidas para a cabeça de todos. Com amor, Cassandra." 

"A dor só é o que você permite que ela seja"

E bem, vamos falar sobre o livro. O Jace sofre bastante, ele passa a ser o alvo da Clave, ninguém parece acreditar quando ele fala que não sabia que Valentim era seu pai e passa a ser tido como cúmplice e para completar a Espada da Alma é roubada, dando direito a morte dos irmãos silêncios, e a desconfiança em Jace só aumenta.  E o fato de ser tão sarcástico também não ajudou muito.

"— Ora, vamos, Jace — disse Clary. — Você não pode esperar um comportamento perfeito de todos. Adultos também fazem besteiras. Volte para o Instituto e converse com ela racionalmente. Seja homem.
— Não quero ser homem. — disse Jace. — Quero ser movido à angústia adolescente, sem conseguir confrontar os próprios demônios interiores e descontando tudo verbalmente nos outros.
— Bem — disse Luke —, nisso você está se saindo muito bem."


E além disso, acontecem assassinatos frequentes com os integrantes do submundo. Desconfiados que Valentim estar por trás disso, Clary e Jace, junto com Isabelle, Alec, Magnus, Simon e Luke, começam a investigar e descobrem que o objetivo dos assassinatos é um ritual, onde usando o sangue de cada integrante do submundo, Valentim conseguirá ter controle sobre todos os demônios existentes. 

Sobre Clary e Jace, é de partir o coração ver tão nitidamente o quanto os dois se amam e não podem ficar juntos. 

Esse livro me deixou extremamente nervosa. Mas não de forma ruim, apesar de acontece muita coisa e às vezes eu sentir vontade de agredir alguns personagens, tudo acontecia no tempo certo e de forma clara. Como Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas é divido em três partes. A narração é em terceira pessoa também,  outro ponto que amo na escrita da Cassandra. Outra vez, venho declarar minha tristeza sobre a quantidade de erros de edição que encontrei. Espero que a Record melhore isso. 

E ah, o final de Cidade das Cinzas consegue ser, talvez, ainda mais frustrante que o de Cidade das Cinzas.

   "O amor transforma as pessoas em mentirosas"

10 comentários:

  1. Oi Kami!
    Já li o primeiro livro e não vejo a hora de poder continuar a série.

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @pginasnaestante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kams!
    Pelo amor de deus, mulher, vamos conversar: o que foi aquele capítulo na Corte Seelie? Você não falou disso, mas eu preciso falar: por Raziel, a rainha é má, muito má! Tu precisa ler Cidade de Vidro logo. Sério MUITO, MUITO LOGO!

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih!
      Precisamos conversar! Sim! Ela foi muito má, nossa que pena eu tive naquela parte :(
      Mas ate que eu gostei dela, sei lá, gosto de vilões kk.
      Preciso! Pretendo comprar Cidade de Vidro esse final de semana!

      Excluir
  3. Eu amo essa saga, apesar do último livro que lançou (anjos Caidos) ser decepcionante - ou ao menos desnecessário.

    Realmente o final desse como o de Ossos é angustiante.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo Cidade dos Ossos, mas já estou doida pra ler este.

    Adorei o blog. Seguindo!

    Beijos
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ficar louca com o final! Apenas comentando, hahaha.
      Obrigada! Também já estou seguindo o seu!

      Excluir
  5. Ainda não tive coragem de pegar essa série para ler, desde que tomei um ódiozinho da autora.
    Acho que depois o preconceito vai passar, aí vou conseguir ler melhor, já que muita gente elogia...

    Tem post novo lá no blog, passa lá!
    Beijão

    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que pegou essa raiva pela Cassandra?
      Espero que sim, realmente é um livro ótimo.
      Vou ver!
      Beijos

      Excluir