[Resenha] Feios

Titulo original: Uglies
Autor: Scott Westerfeld
Páginas: 416
Editora: Galera Record
Classificação:

"Acontece que a primeira coisa que se vê é o meu rosto. Você reage à simetria, à cor da pele, ao formato dos olhos. E então decide o que há dentro de mim com base nessas reações. Você é programado para agir assim!"

Tally Younglood  vive em uma sociedade onde todas as pessoas são feias até completarem dezesseis anos e receberem uma cirurgia que mudará as suas vidas. Ela espera ansiosamente o seu 16º aniversário chegar, principalmente, depois do seu melhor amigo ter se transformado em um Perfeito e ela ter ficado sozinha.

Em uma típica brincadeira de Feios, Tally acaba indo até Nova Perfeição atrás de Peris, já que ele não se comunicava com ela após sua cirurgia, mesmo tendo prometido que faria. Mas nessa história, ela acaba conhecendo Shay, uma Feia que coincidentemente nasceu no mesmo dia que ela,  elas logo se tornam melhores amigas. Entretanto, Tally descobre que Shay não quer se transformar em uma Perfeita. Na verdade ela quer fugir, para a Fumaça, uma cidade escondida onde vivem Feios, que iguais a ela, não querem se tornar parte desse processo. Tally acaba tendo que decidir entre sua vontade de ser Perfeita e ser fiel à sua amizade com Shay, e com isso tudo ela acaba descobrindo as consequências de se tornar Perfeita.

"Eu gosto de me iludir um pouco em relação a algumas coisa."

Vou ser sincera, esse livro me desapontou um pouco e também me irritou. Só ouvia falarem bem dele, então fiquei cheia de expectativas quando comprei, porém, ao contrario da maioria, não me agradou muito. A história demora para desenrolar, a personagem principal se deixa manipular muito fácil e ainda estou tentando entender aquele romance que, praticamente, surgiu de uma hora para outra, ou, uma página para outra. 

"Fazer o que as pessoas esperam que você faça é sempre entediante."

Apesar de não ter gostado muito, os últimos capítulos conseguiram me prender. O final foi inesperado e me deixou com vontade de ler Perfeitos. E no geral, a lição, vamos dizer assim, do livro é boa. 

"Se, pelo menos as pessoas fossem evoluídas o bastante para tratarem uma as outras do mesmo modo, ainda que alguns parecessem diferente"

Acho que o Scott poderia ter explorado mais a história. Espero pensar diferente quando estiver lendo Perfeitos.  

6 comentários:

  1. Oie :)

    Essa série não é tão bem elogiada o que me deixa um pouco com o meu atras de ler ela , mais quem sabe um dia né , beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tem muita gente que gosta, as vezes é questão de opinião. Vou ler Perfeitos, quem sabe né.
      Beijos!

      Excluir
  2. Ooi :))
    Gostei muito da sua opinião sobre o livro, fiquei um pouco curiosa com a história!!!
    Adorei seu blog, já estou seguindo, quando puder passa lá no meu ^.^
    http://www.mmanythings.blogspot.com.br/
    Até mais, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :)
      Muito obrigada! Hahaha.
      Estou indo lá nele agora!
      Bjs.

      Excluir
  3. Também já ouvi falar muito bem do livro, e é bom que sua resenha diminua minhas expectativas (historicamente falando, quando se lê muita resenha boa de um livro, ele tende a decepcionar). Pretendo ler, mas ele ainda está bem embaixo na minha lista.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Foi o que aconteceu comigo com ele. Mas tente ler depois! Vai que você acabe achando outra coisa.
      Beijos!

      Excluir