[Resenha] O Futuro de Nós Dois

Autores: Jay Asher, Carolyn Mackler
Páginas: 384
Editora: Galera Record
Nota: 

"No que você está pensando agora?"

Em 1996 os computadores começam a se tornar parte do cotidiano das pessoas, não chegando a ser algo tão normal quanto hoje em dia, mas conseguindo atingir uma média de metade da população.

Emma, nossa protagonista, ganha seu primeiro computador do seu pai em uma forma de amenizar o fato dele está morando com sua nova família, incluindo a sua meia irmã recém-nascida. Talvez a internet a faça esquecer que ele não é mais tão presente em sua vida.

Ao saber da novidade Josh, nosso outro protagonista e melhor amigo de Emma, presenteia a garota com um CD da AOL, a internet da época, para que ela possa criar seu primeiro e-mail e fruir das 100 primeiras horas de graça no mundo virtal.

Emma se empolga e corre para colocar o CD, mas quando o faz algo diferente acontece, uma caixinha no lado superior com o nome "facebook" chama a sua atenção, e ao clicar ela é direcionada a outra página, uma estranha página com fotos em miniaturas e frases aleatórias sem sentindo algum.

A confusão de espalha ainda mais e se torna surreal quando ela se dá conta que a página é um Perfil Virtual de uma mulher com o mesmo nome que ela e mesma aparência, só que mais velha...

A ideia de está literalmente lendo o seu futuro é insana, isso que Josh diz quando Emma revela sua teoria, mas ao decorrer do livro algumas constatações ocorrem e se torna impossível negar que o Facebook é real. As revelações do que acontecerá aqui a 15 anos são surpreendentes e um tanto desgostosas para Emma o que a faz começar a brincar com o futuro.

Qualquer ação, por menor que for, que você faça agora influenciará em algo bem maior no futuro. Emma não se dá conta do perigo disso e pode acabar estragando as coisas não só para ela, mas para Josh e todos em sua volta.

 “Mesmo que eu tente fazer tudo certo, o efeito de reverberação é inevitável. Tudo mudou no momento em que Emma descobriu o Facebook."

A única coisa que eu não gostei nesse livro foi exatamente a Emma, entrou na minha lista de personagens mais idiotas e chatas, dava vontade de dá alguns tapas nela em seus capítulos. O Josh por outro lado é o oposto da Emma e acabou sendo meu preferido. O final deixou a desejar, mas prefiro pensar que os autores deixaram por conta da nossa própria imaginação. Seguindo o padrão YA o romance é previsível, não existe muito o que comentar e não chega a ser o ponto forte do livro (pelo menos não foi para mim).

Se observar acabamos de entrar no ano de 2014, entre 1996 e 2014 são apenas 18 anos, 18 anos que separam duas épocas com inúmeras diferenças. Quem diria que a internet que naquele tempo era presa em um aparelho grande e pesado como o computador antigo iria caber em um dispositivo pequeno como o celular? Ou que nesse exato momento eu estaria escrevendo em um blog? Um blog? O que era isso há 18 anos atrás? E minha principal perguntar: como será em 18 anos? em 2032?

Acredito que todo mundo já quis saber como será sua vida em alguns anos, o que acontecerá com determinada pessoa? Suas metas terão sido alcançadas? Você estará feliz? O emprego dos seus sonhos será seu? Essas e outras perguntas que só o tempo pode revelar, mas que você fica sonhando e pensando toda hora.

Esse foi o auge do livro para mim, achei a história super interessante e criativa, foi o primeiro livro que li dos autores e me deixou com vontade de ler mais. Ao todo são 65 capítulos, mas eles são curtos e a leitura é rápida e alternada. Foi o primeiro livro que li dos autores e me deixou com vontade de ler outros deles.

Não chegou a ser meu livro preferido, mas indico bastante para quem gosta de YA. 

Fiquem com o Book Trailer do livro que encontrei:


10 comentários:

  1. Oi, Kamila!
    Desde o lançamento desse livro, eu morro de vontade de ler... E a sua resenha só aumentou o meu desejo! Só não li ainda por conta do preço, que é bem salgado, mas assim que sair alguma promoção, não vou perder a oportunidade.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas!
      Assim que lançou eu não tive muita vontade de ler, a sinopse não me chamou atenção, mas acabei lendo depois de ouvir vários elogios de uma amiga minha.
      O preço não é nada amigável mesmo, por isso acabei lendo pelo Kindle kk.
      Se eu vir alguma promoção dele te aviso!
      Bjss

      Excluir
  2. Realmente, a sinopse do livro é bem interessante, mas você me deixou com o pé atrás ao falar que não curtiu a Emma hahaha Eu geralmente fujo das protagonistas chatas! De qualquer jeito, sua resenha ficou muito legal, parabéns!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Emma é realmente chatinha e eu não poderia mentir, mas vale a pena ler, a história é bem legal e o Josh compensa!
      Muito obrigada!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Kams!
    Eu estou com vontade de ler esse livro há séculos, mas essa sua resenha me desanimou um pouco! Não gosto quando os personagens principais são ruins, geralmente eu crio raiva e nunca mais releio! Você acha que eu devo ler? E quanto ao final, o que você imaginou?
    Beijão,
    Ems
    http://livrariadeesquina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ems!
      Eu acho que você deveria ler sim, porque nesse livro existem dois personagens principais e um compensa o outro.
      O final é estilo "imagine como quiser o que acontece depois" e tipo às vezes isso é legal mas com esse livro achei que deixou um pouco fraco.
      Mas ao todo é muito bom!
      Bjs

      Excluir
  4. Oi parceira!
    Aqui é a Feh do blog Mania Compulsiva por Livros.

    Peço desculpas pela falta de visitas em seu blog, estava realmente sem tempo, e passei por momentos que eu cheguei a pensar em desativar o blog. Mas não jogarei todo o meu trabalho fora, ja estou criando novas postagens para ele, por isso, fique ligada ;)

    Adorei a resenha.
    Já havia conhecido este livro, e após ler sua resenha, fiquei com uma grande vontade de comprá-lo.
    Achei a estória bastante original e envolvente. Com o tema bastante distinto dos livros que leio.
    Fiquei super curiosa (e quem não ficaria... HAHA)!

    Beijão...
    Att: Feh Almeida
    http://www.maniacompulsivaporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feh!! Nunca mais pense em excluir seu blog! É um tanto difícil manter um blog mesmo mas isso faz parte!
      Terei o enorme prazer de continuar lendo o seu!
      Esse livro é extremamente original, foi uma das coisas que maos gostei, espero que você leia e goste tanto quanto eu.
      Bjss

      Excluir
  5. Gostei muito da ideia proposta pelo livro, e espero que quando eu o leia ele não deixe a desejar em quase nada. Ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele , mas a forma como você falou me deixou curiosa.

    beijos, minha parceira linda ♥
    http://pausaparaum-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é muito boa! Quando você ler me diz se deixou a desejar, espero que não!
      Awn! Bjss, Tami!!

      Excluir