[Resenha] Destino

Autora: Ally Condie
Páginas: 260
Editora: Suma de Letras
Nota: 

"A minha forma de não entrar docemente"

Imagine uma Sociedade onde tudo é controlado por um grupo de pessoas, os Funcionários, que decidem tudo na sua vida, desde o que você come e veste até o dia em que você morre - todos os cidadãos morrem exatamente no seu aniversário de 80 anos. Uma outra coisa que é comandada pela Sociedade é com quem você casa, existe uma escolha a ser feita: se você quer se casar e formar uma família ou ser um Solteiro. Ao escolher se casar, você é convocado pela Sociedade no ano seguinte ao seu aniversário de 17 anos para o Banquete de Pares e lá você irá conhecer o seu Par, a pessoa que é perfeitamente compatível com você quanto a genética, com a finalidade de gerar filhos perfeitos e tornar a Sociedade ainda mais imune de Aberrações e Anomalias. Foi dessa forma que eles conseguiram acabar com várias doenças, o Câncer por exemplo.

"É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros"

Nossa personagem principal é a Cassia Reyes, o livro começa exatamente no dia do Banquete de Par dela que está muito empolgada e ao mesmo tempo nervosa, pois, é a ocasião pela qual ela esperou a vida inteira, o dia em que ela verá o rosto do seu par e escutará seu nome pela primeira vez. Mas quando Cassia é chamada para conhecer seu Par o Terminal (a televisão) que deveria exibir o rosto do garoto se apaga, o que significa que o seu Par é da mesma província que ela, algo extremamente raro de acontecer. E para completar, o garoto que é designado para ela é Xander, o seu melhor amigo.

Não poderia ter acontecido algo melhor, suas famílias são amigas e moram na mesma rua, o que significa que nenhum dos dois precisará se mudar. Eles próprios ficam muito felizes com isso e ela acha desnecessário o micro cartão que recebe da Sociedade com todos os dados de Xander e as Instruções de Namoro, afinal, ela sempre foi sua melhor amiga e o conhece melhor que ninguém. Mas no outro dia, ao colocar o micro cartão no Terminal a imagem do rosto de Xander aparece e após alguns instantes o Terminal desliga e quando volta a funcionar aparece o rosto de um garoto diferente, Ky Markham.

Ky e Cassia não são muito próximos, mas ele faz parte do seu grupo de amizade e costumam sair junto às vezes. A verdade é que Cassia nunca prestou muita atenção nele, mas depois do ocorrido começa a reparar mais e como coincidência, passam a fazer a mesma Atividade de Recreação e aos poucos vão se envolvendo e conhecendo um pouco mais um ao outro.

"Nosso tempo juntos parece uma tempestade, parece o vento selvagem e a chuva, parece algo grande demais para ser controlado, mas poderoso demais para escapar."

Além de conhecer o passado de Ky ela passa a saber mais sobre o que está por trás da Sociedade, coisas que ninguém sabe ou desconfia, e o mundo que ela passou a vida todo amando vai se desabando aos poucos e dando lugar a um lugar manipulador e hipócrita, que diz ser tão preocupado com seus habitantes mas que indiretamente os mata, fazendo-os viver como experimentos e envenenando-os aos poucos.

Um dos meus gêneros preferidos é Distopia, pois retrata claramente o mundo em que vivemos e apesar de ser livros futurísticos e por isso ter um certo exagero, a possibilidade de acontecer algo desse tipo com nossa sociedade é gigante, e já acontece se você parar para analisar. Somos constantemente manipulados a fazer o que um grupo de pessoas acha certo, muitas vezes deixando de ser nós mesmos para seguir um padrão ridículo que é criado ao decorrer do tempo.

Eu gostei desse livro por isso, as descobertas da personagem foi muito bem construída e deu para perceber e acompanhar seu amadurecimento. Nem o triângulo amoroso, que é algo que não suporto, me irritou, principalmente porque a Cassia é sincera e isso é uma característica que me fez gostar ainda mais dela. 

"Há tanta coisa que eu quero. Sinto isso com tanta intensidade que sou água, um rio de quereres, recolhido na forma de uma garota chamada Cassia."

Outro ponto positivo do livro é a sua escrita, a Ally escreve de uma maneira muito doce e o livro é recheado de poesia, foi muito gostoso de se ler. Enfim, indico bastante esse livro, principalmente para quem gosta de Distopia e Romance. 

24 comentários:

  1. O que eu gosto em Destino é que ele é totalmente diverso de Jogos Vorazes. Porque, nessa trilogia a Cássia acreditava mesmo no modelo de sociedade, onde as pessoas eram condicionadas a viver de acordo com as escolhas dos governantes. E, na minha opinião, foi adorável ver como algo que antes parecia tão certo tornar-se tão inverídico, tão ilusório. Dá muita pena da Cássia que passa a ver o seu mundo desmoronar e ver tanta coisa errada em meio ao que um dia apreceu perfeito. Eu amo essa trilogia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu amei isso também, primeiro ela era tão certa que a Sociedade era perfeita e só queria o bem de todos e no final quando ela começa a entender eu amei. Preciso ler os outros livros!!

      Excluir
  2. Eu tinha curiosidade de ler esse livro, mas depois de ler Feios meio que fiquei querendo dar um tempo de distopias, sem contar que existem muitas com uma proposta bem mais bacana!
    Também adoro distopias porque mais que ficção elas podem ser realmente o nosso futuro, ou de nossos filhos. Vou repensar meu julgamento sobre esse livro, quem sabe ele não entra em uma promo maluca do submarino bem quando eu estiver rica (nunca!)rsrsrs, mas sério, vou repensar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei de Feios. Foi uma ditopia que esperava bem mais, estou com Perfetos desde o ano passado porque comprei junto mas ainda não li. Agora eu amei Destino, infelizmente não tenho ele físico, tomara que entre nessas super promoções da Submarino mesmo para eu poder comprar hahaha =)

      Excluir
    2. Feios é ruim =/, infelizmente! Mas eu sempre vejo esse livro, Destino, por 9,90 em promos no submarino, é só ficar atenta.

      Excluir
    3. Sério? Acho que vou aproveitar a Black Friday que vai ter agora e comprar!

      Excluir
  3. Ainda não li o livro...fiquei bastante curiosa pra ler.
    Parabéns pela resenha.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha ficou ótima! Parabéns!
    Eu já tinha visto as capas deste e do segundo livro mas essa é a primeira vez que estou lendo algo sobre eles. E agora o que aconteceu foi que eu fiquei com vontade de ler!!! E la vamos nós pra mais uma série!

    Beijoo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!
      Eu escutei falar desse livro pela primeira vez faz pouco tempo e fiquei super curiosa e resolvi ler por isso e não me arrependi! Espero que você goste tanto quanto eu!
      Verdade, são muitas series pra ler mass ahh quanto mais livro melhor hahaha!
      Bjs

      Excluir
  5. Estou muito ansioso para ler esta trilogia, a sua resenha me deixou mais animado ainda !
    Muito bom , parabéns pelo blog gostei muito :p
    Beijos , Carlos

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Kami!
    Estou lendo esse livro nesse momento, mas estou bem no começo ainda (Pág 50). Mas confesso que estou adorando! A personagem está me irritando um pouco com sua inocência, mas, pelo que vi da sua resenha, é o modo da autora nos mostrar o amadurecimento da personagem, então tentarei lê-lo com outro pensamento.
    Adorei sua resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo ela é muito inocente mesmo e ama a sociedade, mas aos poucos ela vai percebendo a verdade e muda completamente o pensamento!
      Muito obrigada, Ana!
      Bjss

      Excluir
  7. Oi Kamila
    Vim te avisar que eu postei a resenha de Delírio.
    E estou sorteando o livro Perdão, Leonard Peacock. Não deixe de participar. :D
    Beijoo
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! Vou ler agora!!
      E participar do sorteio, por mais que não tenha sorte nessas coisas hahaha.
      Bj!

      Excluir
    2. Eu também não tenho muita sorte e essa semana ganhei uma cortesia no Skoob. Então agora eu acho que tudo pode acontecer, inclusive pessoas sem sorte como nós, ganharem coisas. HAHAHA

      :**

      Excluir
    3. SÉRIO? Meu sonho ganhar uma cortesia do skoob! :( kkkkk
      Já estou participando! Tomara que você esteja certa e a sorte esteja ao meu favor (THG feelings hahaha)

      Excluir
  8. Parabéns pela resenha, ela é muito boa. O livro parece ótimo, gostei muito da história. Eu já tinha lido alguns livros desse gênero e gostei, só não sabia que se chamava distopia. Muito legal.
    Beijos, Keila Ladeia.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Mila. Ficou excepcional. Me deu muita vontade de ler o livro, mesmo não sendo muito ligada em distopias (ta bom, mas não se irrite). Parabéns mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Leia, é distopia mas também tem romance (muito, aliais), hahaha!
      Bjj

      Excluir
  10. Oi, Kami! Estou namorando essa trilogia desde o ano passado e, finalmente, ela entrou em promoção no Submarino! o/ Não sou fã de romance, mas, sendo distopia, estou mais do que dentro! Espero que eu goste assim como você gostou! :-)

    Abraços,
    Lucas Fagundes
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas!
      Aproveita então e compra! O romance nessa trilogia é bem maior do que nas outras distopias mas acho que você irá gostar, a Sociedade que a Ally criou me conquistou e a escrita dela é linda!
      Bjs!

      Excluir