[Resenha] Divergente


Editora: Rocco   
Páginas: 504
Classificação:



"Uma escolha decide seus amigos, define suas crenças, e determina a sua lealdade…  Para sempre."

Divergente é a primeira obra de Veronica Roth, trata-se de uma distopia passada em Chicago. Uma cidade futurista onde a sociedade é dividida em cinco facções (Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição). Aos dezesseis anos você será submetido ao teste de aptidão que te dirá para qual facção você pertence e assim você fará sua escolha.  Mas não termina por ai, após sua escolha você precisará provar que você realmente pertence a facção através de determinadas provas, caso você acabe sendo reprovado você passará o resto da sua vida como um "sem facção". Completamente excluído da sociedade e uma vergonha para sua família e amigos. 

A personagem principal, Beatrice Prior, descende da Abnegação, mas algo interessante aconteceu no seu teste de aptidão, ele deu inconclusivo o que significa que ela é Divergente. Mas o que é isso?  Ninguém sabe. Ninguém pode explicar e ela não pode contar para ninguém.  A única coisa certa é que ela corre perigo e não deve chamar atenção. O que desencadeia a história toda.

Beatrice faz sua escolha e passa a assumir uma nova identidade como Tris. O que eu gostei bastante no livro foi o jeito da Tris, ela é totalmente anti-heroína, é magricela, baixinha e chega a ser egoísta em algumas circunstancias. Bastante real. Isso faz você ama-la e querer pular prédios junto com ela, mas não façam isso, haha.

Além do perigo de ser divergente o livro também trás um problema politico entre as facções e a sociedade, e uma guerra se aproxima. Te faz refletir sobre cada escolha que você toma ao longo da sua vida, nas consequências que elas trarão para você e da forma que tratamos aqueles que são diferentes de nós.

O tema principal do livro não é esse, mas também existe um romance e vale constar que finalmente é um livro sem triângulo amoroso o que me agradou muito. Apesar de ser um livro grande a história flui e você se ver devorando as páginas. 

É uma boa recomendação para aqueles que amam ação e distopia. Na verdade, acho que todos deveriam ler esse livro. 


3 comentários:

  1. Amei esse livro. Achei muito parecido com Jogos Vorazes. Também fiz resenha dele.

    http://paginasnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei parecido só por ser distopia, mas em outros fatores nem tanto. Vou ver sua resenha, Lyne!
      Beijos.

      Excluir